Sperone

Home > Saiba como Instalar Pontos Elétricos em Móveis de Forma Segura

Saiba como Instalar Pontos Elétricos em Móveis de Forma Segura

Ter que buscar extensões ou deixar cabos espalhados pelo ambiente não trazem a praticidade que o dia a dia necessita, além de potencializar os riscos à segurança, causando acidentes e danificando equipamentos. Entenda como instalar pontos elétricos em móveis pode auxiliar a sua segurança e ainda dinamizar as tarefas que você necessita realizar.

Nos escritórios, as instalações elétricas em móveis são cada vez mais comuns, o que faz com que você não precise se deslocar ou ficar desconfortável para ligar um notebook, um celular ou um projetor.

Nas residências, as cozinhas planejadas começam a possuir o mesmo benefício, permitindo que você ligue objetos sem que os cabos fiquem a mostra, melhorando a organização do ambiente e evitando que equipamentos sejam desligados por causa de fios desconectados por engano.

Porém, é necessário entender que essas ligações de equipamentos são instalações elétricas como qualquer outra e devem seguir normas de segurança para que uma solução não vire uma dor de cabeça futura, causando mais problemas do que anteriormente.

Dicas de instalação para pontos elétricos em móveis

Segundo as normas técnicas de segurança brasileiras, você deve realizar a instalação em móveis que não foram construídos a partir de materiais inflamáveis, como madeira, móveis com acabamento em tecido e materiais similares.
Os cabos podem ser inseridos em passagens como eletrodutos, eletrocalhas ou qualquer outro material que já possa ter vindo com o próprio móvel, que ofereça vedação e esteja devidamente protegido.

Em caso de materiais fechados, podem ser usados condutores isolados de 750 V; em eletrocalhas abertas ou em um compartimento no interior do móvel, utilize cabos unipolares ou multipolares de 1kV. Evite usar cabos de 500 V, destinados a ligações de equipamentos.

Trabalhe com seção de condutores de 2,5mm² para todos os circuitos e tomadas e 1,5mm² para circuitos de iluminação, se necessário. Utilize a proteção mecânica de cabos evitando danos, em especial por motivo de torção e tração. Fixe-os nas paredes dos móveis ou nos locais pelos quais eles passarão.

As conexões devem utilizar tomadas de correntes ou bornes que mantenham a caixa fechada, só podendo ser aberta com ferramentas, para que nenhuma pessoa sem instrução acabe abrindo o local e sofrendo um acidente pela falta de cuidado.

Caso utilize móveis em banheiros ou vestiários, toda a instalação deverá ficar na parede e seguir os volumes estabelecidos na seção 9.1 da NBR 5410.

Todas as caixas de tomada e locais do ponto de energia devem ser fixados com bornes, de forma a só ser aberta com a ajuda de ferramentas.

Saiba mais. Acesse nosso site e conheça nossos produtos: https://www.sperone.com.br/blog/