Sperone

Home > Qualidade e conforto: saiba como a iluminação influencia o seu ambiente de trabalho

Qualidade e conforto: saiba como a iluminação influencia o seu ambiente de trabalho

A iluminação é um dos pontos mais importantes dentro de um ambiente de trabalho, pois luzes mal direcionadas ou que incomodem as pessoas que permanecem nele durante um longo tempo podem prejudicar as tarefas diárias dos funcionários. 

Garantir o bem-estar corporativo vem sendo considerada uma boa estratégia para empresas que querem criar um diferencial e se destacar no mercado, e alguns detalhes como a iluminação são realmente relevantes nesse sentido.

  • Além disso, investimentos em ergonomia e qualidade de vida são cada vez mais exigidos pela legislação trabalhista. 

Dito isso, hoje separamos um artigo para conversar melhor sobre esse tópico tão importante em todo projeto comercial.

Qual a influência da iluminação nos ambientes de trabalho?

Com o aumento do número de horas de ocupação dos ambientes de trabalho, as empresas começaram a se preocupar mais com a arquitetura desses locais, atentando-se especialmente para a estética e para o melhor aproveitamento dos espaços. 

Trata-se de um ambiente que precisa oferecer funcionalidades, adaptando-se para as necessidades e as tarefas executadas por cada colaborador. 

Um detalhe, contudo, que é muitas vezes esquecido, é a iluminação. Na maioria dos casos, ela é tida apenas como estratégia de decoração, e não de maneira adequada, o que afeta diretamente a produtividade e a saúde dos profissionais

Confira a seguir alguns dos problemas resultantes de uma má iluminação que podem afetar as pessoas:

  • Cansaço visual
  • Irritação nos olhos
  • Distúrbios emocionais 
  • Doenças de pele 

O negligenciamento da iluminação adequada nos ambientes de trabalho pode provocar acidentes e queda no rendimento dos profissionais, o que afeta diretamente a imagem da empresa e até mesmo a sua performance dentro do mercado. Portanto, apesar de ser um detalhe, é fundamental que ele seja priorizado.

Para garantir uma iluminação adequada, é necessário compreender as necessidades e as tarefas exercidas pelos usuários do espaço para obter a perfeita intensidade de luz e cor, a fim de proporcionar ambientes agradáveis ao longo do dia. 

  • Investir na adequação da iluminação nos ambientes de trabalho é essencial para aumentar a qualidade de vida dos profissionais, além de melhorar o rendimento da empresa.

Benefícios de uma boa iluminação

Até aqui, você pode ter entendido que investir em uma iluminação adequada tem influência direta com a produtividade de toda a equipe, mas, além disso, existem outros benefícios que podemos destacar:

  • Maior qualidade de vida: A tendência que o ser humano possui é trabalhar de acordo com a luz natural do dia. Por esse motivo, as organizações devem aproveitá-la ao máximo, reduzindo as chances de afetar a saúde física e psicológica do funcionário causadas pela deficiência de luz.
  • Diminui a sonolência: É comum que, ao decorrer do dia, principalmente após o almoço, sintamos sono, contudo, com uma boa iluminação no ambiente, é possível deixar os colaboradores mais ativos.
  • Contribui para a concentração: Uma equipe mais ativa se concentra melhor nas tarefas.

Ergonomia e iluminação: qual a relação?

De acordo com a Norma Regulamentadora número 17 (NR-17), é dever das empresas terem responsabilidades relacionadas à ergonomia. 

Uma das exigências no âmbito dessa Norma está relacionada à iluminação, como um fator que merece máxima atenção. Nesse sentido, a NR-17 estabelece algumas exigências:

  • Em locais de trabalho, deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza das atividades propostas.
  • A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
  • A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma que evite ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Dicas para obter uma boa iluminação

Existem algumas dicas que podem ser úteis para que a iluminação esteja alinhada com as exigências estabelecidas pela referida Norma:

  • Compreensão do espaço: entender o ambiente é essencial para identificar quais são as características da iluminação natural no espaço e para definir a disposição dos mobiliários para um melhor posicionamento das luminárias.
  • Iluminação natural em união à artificial: estratégia que proporciona maior conforto aos usuários, pelo contato com a iluminação natural, e ocasiona economia, pela redução do uso da iluminação artificial nos horários em que se pode usufruir da luz natural.
  • Mescle as cores: as luzes têm tonalidades de cores diferentes, luzes frias (brancas) são ideais para ambientes de maior concentração e luzes quentes (amarelas) para ambientes de aconchego. Contudo, trabalhar com um ambiente iluminado totalmente branco durante várias horas também se torna cansativo. O ideal é mesclar pontos com temperaturas de cor quente e fria para poder tornar os ambientes de trabalho mais confortáveis.

Conheça o blog da Sperone

A Sperone possui mais de 25 anos de experiência no mercado de construção civil desenvolvendo soluções com qualidade para os clientes. Em razão de nossa experiência, criamos alguns artigos voltados para este setor, que podem ser do seu interesse.

Para encontrar outras dicas para o seu projeto, navegue pelo nosso blog!