Sperone

Home > Quais Tipos de Tomada que Existem no Mercado?

Quais Tipos de Tomada que Existem no Mercado?

Quando trazemos produtos eletrônicos vindos de outros lugares do mundo, sempre nos deparamos com uma coisa muito complicada: a variedade de tipos de tomada existentes no mercado.

As tomadas de tipo mais comum possuem dois terminais que utilizam circuitos monofásicos ou bifásicos. No padrão brasileiro, as tomadas possuem um terceiro terminado, denominado “terra” ou “ligação de terra”. Já na indústria, você poderá localizar tomadas do tipo trifásico, que são mais específicas.

Vale lembrar que antes da padronização de 2011, o consumidor encontrava 12 tipos de plugues diferentes e mais 8 tipos de tomadas, fazendo com que praticamente todos os usuários tivessem de usar adaptadores, réguas e extensões para conseguir colocar o aparelho comprado em funcionamento.

Conheça abaixo todos os tipos de tomada existentes no mundo:

Tipos A e B

Esse é o antigo padrão brasileiro, mas que ainda é bastante utilizado na América do Norte, América Central e no Japão.

O modelo consiste em dois pinos achatados e paralelos, com uma peculiaridade: nos EUA, um pino costuma ser maior que o outro, podendo dificultar a utilização de um modelo americano em uma tomada japonesa.

Em alguns casos, o plugue pode conter um pino circular abaixo dos dois paralelos, configurando “o terra”.

Tipos C, E, F, J e L

Com exceção do Reino Unido, todos os países da Europa utilizam como padrão o tipo C.

Ele era um dos mais comuns no Brasil (ainda é no mundo), sendo constituído por dois pinos arredondados e paralelos.

O tipo F segue o mesmo padrão, porém possui dois clipes, que são utilizados como fio terra.

O tipo E tem o formato um pouco diferente: é mais arredondado, com dois pinos paralelos e redondos, porém com um pequeno orifício no alto.

O tipo L, por sua vez, possui três pinos paralelos com o mesmo tamanho. Esse modelo diferencia-se em um tamanho para 10A e outro para 16A.

A Suíça adotou o padrão J, que é semelhante ao brasileiro, porém o terceiro pino é central, em vez de acima, como estamos acostumados.

Tipo G

O plugue tipo G é considerado o mais seguro do mundo, pois é composto por 3 retângulos que formam um desenho de um triângulo. Seus plugues possuem um fusível e, ao adquirir um adaptador, é necessário informar-se sobre a amperagem para que seu aparelho funcione da forma correta.

Tipos D, H e I

O tipo D era usado no Reino Unido até a década de 1960, porém ainda é um padrão na Índia e outros países da região. É composto por três pinos largos e redondos, em formato de triângulo.

Já o H é utilizado somente em Israel, com três pinos largos e redondos em formato de V.

O tipo I é utilizado na Oceania e na Argentina, com três pinos achatados em versão vertical.

Tipos M e N

A tomada do tipo M também possui três pinos largos e arredondados que formam um triângulo. Ela é muito similar aos plugues utilizados na Ásia Meridional, porém tem pinos mais largos.

Já o tipo N entrou em vigor em 2010 e é utilizado apenas no Brasil: são três pinos arredondados, com dois paralelos e um terceiro no meio, abaixo dos outros dois, bastante semelhante aos plugues de tipo C mais novos lançados após 2008.

Conheça nosso trabalho. Acesse nosso site e confira nossos produtos: https://www.sperone.com.br/blog/