Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são objetivos traçados pela ONU (Organização das Nações Unidas) a serem atingidos até 2030 para a diminuição dos principais problemas socioambientais atuais. Entre eles, destacam-se: educação de qualidade, redução das desigualdades, e o conjunto de paz, justiça e instituições eficazes.
Por acreditar que parte dessa responsabilidade é de todos os membros da sociedade, em 2021 a Sperone se uniu a um projeto social para contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do Interior de São Paulo. O Projeto Dino Celani, criado pela Paróquia São Sebastião de Valinhos juntamente com educadores e empresários, irá proporcionar, neste ano, formações educativas, esportivas e profissionais com o intuito de ajudar adolescentes e jovens do mencionado município, situado no interior do estado de São Paulo, em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa nasceu de uma necessidade do Cohcric, instituição sem fins lucrativos que desde 1997 atende crianças de 6 a 11 anos. O Projeto nasceu para dar continuidade à assistência oferecida às crianças que saem do Cohcric em razão da idade, oferecendo também assistência para as famílias dos alunos matriculados.
Em declaração oficial, um dos responsáveis pelo Projeto, o padre Adalmiro, expressa preocupação com a defasagem educacional que alguns jovens podem ter sofrido durante esse período de pandemia, em que as escolas ficaram fechadas, muitas sem planejamento de aulas a distância.
Pensando nisso, serão oferecidos reforços escolares, cursos de informática, de culinária, entre outros. A ideia é, além de complementar a educação escolar, proporcionar atividades que visam desenvolver a capacidade de interagir com a tecnologia, reconhecer suas habilidades e potencialidades, ampliar seu repertório cultural e abrir possibilidades profissionais. O Projeto está subdividido em quatro partes:
O projeto leva o nome do empresário Segismundo Romano José Celani, conhecido como Dino Celani. Sua família foi uma grande benfeitora da cidade de Valinhos. Você pode conhecer mais sobre o projeto e sobre seu andamento nas redes sociais do jornal Folha de Valinhos.
Para a Sperone é uma honra poder impactar a vida de crianças e adolescentes.