Sperone

Home > O que é um Cabeamento Estruturado?

O que é um Cabeamento Estruturado?

Hoje, dificilmente um escritório em qualquer empresa não é informatizado e ligado à rede, o que facilita a comunicação entre computadores e dispositivos internos e externos, melhorando a velocidade e a produtividade dos funcionários. O cabeamento estruturado auxilia essa conexão à rede e deve ser planejado para atingir todos os pontos da estrutura da sala ou do ambiente, possibilitando que diversas pessoas possam conectar seus dispositivos eletrônicos para o trabalho.

Mas o que quer dizer cabeamento estruturado?

Definição

O cabeamento estruturado é a organização do cabeamento de rede, planejado e distribuído de acordo com as normas de segurança do American National Standards Institute (ANSI), da Eletronic Industries Alliance e da Telecommunications Industry Association (EIA/TIA), que irá alimentar a conexão de rede entre os computadores que fazem parte do ambiente, disponibilizando internet ou acesso a rede interna para todos os que tiverem necessidade.

Esse tipo de estrutura é organizado e projetado para atender às necessidades do layout a ser implantado no local, seja para eventos, reuniões ou para as tarefas diárias do trabalho.

Qual a sua importância?

A importância de realizar esse planejamento é que se você não tiver um cabeamento estruturado, estará colocando em risco a integridade física dos seus funcionários e equipamentos.

Pense na situação dos funcionários sem essa estrutura: o simples ato de caminhar para buscar algum elemento ou objeto em outra mesa pode desconectar toda a empresa ou causar um grave acidente.

Instalação

Leve em consideração realizar a instalação do cabeamento estruturado abaixo do piso elevado, para que você tenha um espaço para trabalhar essa estrutura com boa amplitude, tanto para comportar os cabos quanto para realizar a manutenção.

Para levar os cabos até a conexão com os computadores, utilize passa cabos estratégicos, que podem utilizar outros cabos menores para o acesso à rede. Com isso, minimiza-se a possibilidade de problemas causados por conta de acidentes ou rompimento de cabos.

Leve em conta as normas da ABNT e as regras da EIA/TIA para que você possa ter uma estrutura correta e livre de qualquer contratempo.

Acesse nosso site e solicite seu orçamento.