Sperone

Home > Nunca Entendeu o Motivo das Tomadas de Três Pinos?

Nunca Entendeu o Motivo das Tomadas de Três Pinos?

Sempre houve uma dúvida sobre o motivo da implantação das tomadas de três pinos, que modificaram todo o mercado de tomadas no Brasil. Porém, de acordo com o Inmetro, essas tomadas vieram para garantir uma maior segurança e economia de energia para os usuários.

Antes da padronização, as pessoas podiam se deparar com mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos diferentes de tomadas, o que aumentava a quantidade de ligações feitas em réguas ou benjamins, que não traziam a segurança necessária para que eles pudessem funcionar sem causar danos ao local ou ao próprio equipamento.

Em muitos casos, o formato e a distância de cada um dos pinos, além das distintas potências dos aparelhos, tornaram o ato de ligá-los uma verdadeira ameaça à segurança das pessoas.

Por causa desse impacto, o Inmetro provocou uma mudança, objetivando um impacto positivo para os consumidores, fazendo com que eles possam ligar seus aparelhos sem problemas com a segurança.

Novo plugue

Esse plugue com três pinos é utilizado em aparelhos que necessitam de aterramento, como computadores, refrigeradores, ar-condicionado e outros.

Nesse tipo de aterramento, ao instalar ou ligar um equipamento, o terceiro pino (mais alto que os outros dois) é conectado ao fio-terra, evitando que, quando ligar o equipamento, o usuário sofra um choque elétrico, caso haja um curto-circuito na ligação.

A “forma de poço” foi projetada para dificultar/impedir que os dedos dos consumidores, principalmente das crianças, entrem em contato direto com os pinos que se conectam à energia, e assim, com a corrente elétrica.

O novo plugue também vem com um sistema contra sobrecargas e o aquecimento, proporcionando assim que seus terminais estejam de fato bem acoplados.

Esses fatores tornam o plugue mais seguro e econômico, uma vez que, sem contato com qualquer outro fator externo que possa danificar o local, ele evita a perda de energia por causa de desgaste ou sobrecargas.

Economia de energia na tomadas de três pinos

Existem agora no mercado plugues com dois tamanhos diferentes: um de 4mm, destinado a aparelhos com corrente nominal de até 10 Amperes, e outro um pouco mais grosso, com 4,8mm, destinado a equipamentos que operam em até 20 Amperes.

Essa diferenciação é necessária para a segurança dos consumidores, pois evita que um equipamento de maior potência seja ligado em pontos que não foram destinados para aquele nível de corrente, evitando choques e danos aos equipamentos.

Além disso, apenas equipamentos que consomem mais energia poderão ser ligados ali, diminuindo o consumo de energia, pois você saberá quando destinar um equipamento à tomada correta.

Saiba mais. Acesse o site da Sperone e conheça agora mesmo nosso trabalho: https://www.sperone.com.br/blog/