Sperone

Home > Formas de tornar seu ambiente de trabalho mais eficiente

Formas de tornar seu ambiente de trabalho mais eficiente

Há uma variedade de fatores que podem influenciar na produtividade de uma equipe, mas nada é mais impactante do que o ambiente de trabalho mais eficiente, afinal, ele pode afetar na tomada de decisão, no humor e até mesmo na saúde física. 

Pensando nisso, hoje separamos alguns pontos que podem influenciar positivamente o seu ambiente comercial. 

Então, falaremos sobre:

  • A importância de um ambiente de trabalho eficiente.
  • Como proporcionar eficiência a um ambiente?

Confira a seguir!

A importância de ter um ambiente de trabalho mais eficiente

Independentemente do segmento em que a empresa está inserida, é necessário buscar desenvolver e manter um bom ambiente de trabalho: esse é um dos deveres dela. Diversos fatores influenciam nesse sentido e podem ser identificados de acordo com a área de atuação da companhia.

O primeiro ponto a se observar em um ambiente de trabalho mais eficiente é se ele se adequa aos trabalhadores, para que eles fiquem confortáveis e seguros, de modo que, a partir disso, eles possam dar o seu melhor e realizar suas atividades

Existem muitos benefícios de manter um escritório organizado e funcional, entre eles:

  • Colaboradores satisfeitos
  • Melhor qualidade de vida para a equipe
  • Maior produtividade 
  • Melhores resultados

É importante ressaltar que a preparação de um ambiente de trabalho eficiente não precisa ser uma tarefa árdua, mas exige que a empresa coloque em prática algumas ações, sobre as quais falaremos no decorrer deste artigo.

Como torná-lo mais eficiente?

Existem muitos fatores importantes para que o ambiente de trabalho seja mais produtivo. 

Crie uma cultura de produtividade

Seu ambiente de trabalho não consiste apenas do local físico. Ele também contém processos e procedimentos. A cultura do seu negócio também deve ser planejada. 

Procure entender como você gostaria que seus colaboradores se sentissem no seu escritório. Esse é o ponto de partida para começar é criar uma cultura que abrace a produtividade. 

Algumas dicas são:

  • Determine seus objetivos para que você saiba o propósito de tudo o que faz. Em linguagem precisa, comunique essas metas à sua equipe e às principais partes interessadas.
  • Falando em metas, defina-as individualmente para cada membro específico de sua equipe. Objetivos e tarefas bem definidos permitem que todos saibam como estão contribuindo para o quadro geral. 

Definições claras também permitem que todos saibam exatamente o que está acontecendo dentro da própria empresa.

  • Incentive a colaboração entre sua equipe. Você pode promover e fortalecer a cooperação agendando sessões de brainstorming e concedendo permissão para documentos baseados em nuvem.

Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado

Isso ajuda não apenas a economizar tempo, mas também impede que sua mente e a da equipe se concentre na bagunça. 

Um escritório organizado também é melhor para saúde de todos que frequentam o espaço.

Redesenhe a arquitetura do seu escritório

O ambiente físico e as condições do seu local de trabalho desempenham um papel importante na sua produtividade. Talvez seja hora de dar ao seu escritório uma revisão muito necessária, ou até mesmo um facelift. 

Aqui estão algumas dicas em quais áreas se concentrar:

  • Deixe entrar o máximo de luz natural possível. Uma pesquisa do National Renewable Energy Laboratory descobriu que as pessoas que trabalham com iluminação natural permanecem na tarefa 15% a mais do que as que trabalham apenas com iluminação artificial.
  • Escolha as cores certas em seu escritório. A cor amarela é ideal para a criatividade, enquanto as cores suaves são relaxantes e calmantes.
  • Coloque plantas em todo o escritório e permita que sua equipe decore suas áreas e seus espaços pessoais como quiser.

Defina prioridades de tarefas

O gerenciamento de calendário pode não estar no topo da sua lista de tarefas, mas é uma maneira de manter você e sua equipe com a produtividade máxima. O gerenciamento de cronograma também evita desperdício de tempo.

Felizmente, criar e gerenciar um calendário de equipe não é uma tarefa estressante. Basta seguir boas práticas nesse sentido:

  • Muitos escritórios permitem que apenas uma pessoa seja responsável por criar e editar os calendários compartilhados, para evitar conflitos.
  • Reduza o número de tarefas que cada um dos membros de sua equipe realiza.
  • Use o código de cores em seu calendário para ajudar a diferenciar rapidamente várias tarefas e eventos.

Certifique-se de ter as ferramentas, os equipamentos e os recursos certos

É quase impossível fazer as coisas quando não temos todos esses elementos. Tanto você quanto seus funcionários devem ter tudo o que é necessário para desempenhar suas funções. 

Além do mais, sua equipe deve ser capaz de resolver rapidamente quaisquer empecilhos. 

Nesse sentido, garanta que seu escritório tenha:

  • Conectividade em locais estratégicos
  • Móveis ergonômicos
  • Ferramentas essenciais para o trabalho (como notebooks e carregadores)

Conheça o blog da Sperone

A Sperone possui mais de 25 anos de experiência no mercado de construção civil, desenvolvendo soluções com qualidade para os clientes. Em razão de nossa experiência, criamos alguns artigos voltados para esse setor que podem ser do seu interesse.

Para encontrar outras dicas para o seu projeto, acesse o nosso blog!