Sperone

Home > Conheça as etapas de um projeto de interiores de excelência

Conheça as etapas de um projeto de interiores de excelência

Muitos de nossos clientes são arquitetos que trabalham com design de interiores. Uma dúvida comum nessa área é: quais as etapas de um projeto de interiores de excelência? Para começar podemos listar que um projeto de arquitetura completo envolve: 

 

  • Perfil do cliente
  • Levantamento métrico
  • Estudo preliminar
  • Anteprojeto
  • Projeto
  • Projeto executivo
  • Execução da obra
  • Visitas técnicas

 

Neste artigo, vamos oferecer algumas recomendações para que o seu próximo projeto de arquitetura seja de excelência e para que o valores e as escolhas de materiais estejam dentro da dinâmica do mercado. Confira a seguir!

 

Primeira etapa do projeto de interiores: Perfil do cliente e estudo preliminar

Na entrevista com o cliente, você irá conhecer o que ele espera do projeto, os seus desejos e as necessidades práticas. Recomendamos levar os seguintes itens para esta entrevista: 

 

Baseado nos dados que você coletou com o cliente é que será feito o estudo preliminar. Com ele em mãos, é hora de desenvolver propostas e desenhos iniciais para o projeto. Essas propostas podem ser feitas à mão livre, em perspectiva, ou utilizando alguns softwares de modelagem 3D. Esse momento serve para colocar as ideias no papel. Você pode realizar mais de uma proposta. 

 

Anteprojeto e projeto

Nessa etapa, você vai selecionar os seus melhores estudos preliminares e transformá-los em um projeto mais sólido. Aqui duas coisas são essenciais:

 

Você deve apresentar e tornar atrativa a sua ideia ao cliente, mostrando a ele todos os detalhes visualmente (isso é muito importante). Indicamos perspectivas renderizadas e fotorrealismo, pois é assim que os clientes mais entendem o que foi planejado.

Após essa primeira amostragem sólida, é provável que o cliente peça algumas alterações e modificações, mas o que muda do anteprojeto para o projeto normalmente são questões pontuais. Fique alerta para casos em que se pede para que você comece do zero. Nessa etapa, também é importante já começar a selecionar os revestimentos e itens que farão parte da materialização do seu projeto, porém essa escolha só será finalizada na Visita Técnica.

 

Projeto Executivo e Execução da obra

Talvez você precise ampliar as escalas do seu projeto para mapear mais detalhes, como os hidráulicos, etc. O cliente geralmente não entende tais itens; este é um projeto que usamos mais para a execução. Marceneiros e pedreiros vão entender mais esse projeto, e são eles que precisam ter acesso a ele. Lembrando que: 

 

  • Caso o cliente vá acompanhar a obra, e você não, é preciso entregar o projeto executivo para o cliente 
  • O arquiteto pode acompanhar o projeto, porém é importante lembrar que o tocar a obra é um serviço à parte. É cobrado um outro valor além do serviço de criação do projeto, porque, no acompanhamento da obra, é necessário acompanhar a entrega de materiais, gerenciar os prestadores de serviço, apresentar-se diariamente no local da obra, etc. 

 

O valor a ser cobrado depende da região, então pesquise quanto se cobra para tocar a obra na sua região. Fatores que precisam ser levados em consideração: 

 

  • Valor do deslocamento: gasolina, passagem de ônibus, etc. 
  • Refeições a serem feitas durante o período de acompanhamento.

 

Visita Técnica

É na visita técnica que será feita a escolha de materiais, de móveis, itens e revestimentos finais. Em geral, pode ser cobrado um valor a parte para esse serviço, pois a escolha dos materiais, móveis e itens pode demorar, no mínimo, um dia e meio. É nesta etapa que arquitetos de todo o Brasil acabam conhecendo os produtos Sperone, que, de fato, contribuem para uma maior qualidade do projetoEssas são as etapas de um projeto de interiores de sucesso, e se você tiver alguma dúvida quanto aos melhores materiais para comprar, entre em contato conoscoA Sperone é líder em atendimento de qualidade