Sperone

Home > Erros Comuns em Instalações Elétricas Domésticas

Erros Comuns em Instalações Elétricas Domésticas

Existem erros comuns em instalações elétricas que podem prejudicar o funcionamento do ambiente, danificar equipamentos e até causar incêndios e riscos à segurança das pessoas que usufruem do local. Conheça abaixo os principais erros cometidos desde o projeto até a execução.

Sobrecarregar todos os disjuntores

Um erro muito comum é instalar mais de um circuito dentro de um só disjuntor. Isso ocorre muitas vezes em ligações clandestinas ou em razão do corte de gastos. Com isso, o risco de incêndio e queima de aparelhos elétricos aumenta, em decorrência de sobrecargas e curtos-circuitos.

Cabos elétricos incompatíveis com os disjuntores

Em casos de desatenção ou planejamento feito de forma incorreta, é possível que sejam instalados cabos elétricos que não são compatíveis com o disjuntor, que deveria proteger a capacidade dos condutores. Em uma sobrecarga ou um curto-circuito, a energia que deveria ser interrompida para evitar problemas continua ocorrendo e o disjuntor não é acionado.

Diferencial Residual (DR)

Quando o DR, um componente obrigatório em todas as instalações elétricas, não é instalado, a proteção que deveria ocorrer para que as pessoas não tomem choques elétricos será totalmente inexistente. Ele é indispensável em locais que possuem a presença de água, como em cozinhas, áreas de serviço, banheiros, piscinas e outros.

Utilizar fios e cabos desbitolados

Cabos que não estejam de acordo com as normas técnicas e sem a certificação adequada podem trazer riscos à integridade das instalações elétricas. Esses materiais apresentam diferenças que fogem do padrão e podem apresentar curtos, queda constante de disjuntores e até mesmo incêndios.

Adquirir materiais de marcas conhecidas e que apresentam toda a certificação adequada traz maior segurança ao local, além da certeza da instalação de cabos e fios de alta qualidade.

Falta de aterramento

O aterramento é realizado por meio de um condutor enterrado no solo conforme as normas obrigatórias de segurança. É esse processo que faz com que as descargas elétricas tenham um caminho alternativo e seguro, evitando choques elétricos para os usuários das instalações.

A não realização desse procedimento coloca em risco todas as pessoas que tem contato direto com equipamentos elétricos e os utilizam todos os dias, além de aumentar as chances de dano aos materiais e equipamentos ligados à tomada.

Não realizar manutenções e revisões

A não realização de manutenções e revisões elétricas pode danificar os equipamentos instalados e aumentar o risco de incêndios provocados por curtos e problemas nos fios e disjuntores. É necessário realizar uma manutenção preventiva em no máximo 10 anos após a primeira instalação e revisões de no máximo 5 anos de diferença, para, assim, garantir a segurança de todos.

Conheça a Sperone! Acesse nosso site e confira nossos produtos: https://www.sperone.com.br/produtos/