Sperone

Home > Dicas de Instalação Elétrica

Dicas de Instalação Elétrica

A necessidade de realizar uma instalação elétrica pode gerar muitas dúvidas. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem facilitar a tarefa, evitando acidentes e contratempos que possam queimar equipamentos ou colocar em risco o local no qual a instalação será feita.

Dimensões dos cabos

Sempre fique atento às dimensões dos cabos que serão utilizados para a instalação elétrica. Isso quer dizer que se deve ter um grande cuidado com a previsão das cargas que serão utilizadas em cada cabo e o comprimento do circuito.

Bitolas de cabos elétricos que possuem medidas e dimensões inferiores às necessárias podem causar perda de energia e um aumento no gasto com a conta de luz.

Canaletas e conduítes

Fique atento ao tamanho das canaletas e conduítes utilizados e não os entupa de cabos. Isso facilita a circulação da ventilação interna e reduz as perdas de energia, que aumentam o gasto do consumo final.

Quadro de luz

O quadro de luz deve estar em um local ventilado e ter um tamanho adequado para que existam locais vazios dentro dele, de modo que sua temperatura seja ideal, evitando a sobrecarga de componentes e reduzindo a perda de energia.

Evite emendas

Evite ao máximo ter de fazer emendas de cabos, pois, por mais bem feitas que possam ser, aumentam o risco de acidentes, como choques ou faíscas, que podem levar o ambiente a um incêndio.

Tomadas

Certifique-se de que a quantidade de tomadas instaladas é a necessária para a ligação de todos os equipamentos. Não inclua muitos aparelhos em uma mesma tomada, pois, além de sobrecarregar o circuito, isso poderá ter um grande aumento no consumo de energia mensal.

Fique de olho na vida útil dos interruptores e tomadas

Tomadas e interruptores com mais de 10 anos de utilização, por mais que estejam em bom estado de funcionamento, devem ser trocados por novos produtos.

Esse prazo não é exato, mas é um tempo médio de desgaste e envelhecimento natural do produto, que acarreta em um maior consumo de energia.

Conheça nossa linha de tomadas e acessórios! Acesse nosso site e saiba mais: https://www.sperone.com.br/produtos/tomadas-eletricas-acessorios/