Sperone

Home > Cuidados com as “Gambiarras” Elétricas

Cuidados com as “Gambiarras” Elétricas

Todos sabemos dos perigos das famosas “gambiarras” elétricas e os riscos que elas trazem, tanto para o ambiente em si quanto para as pessoas que utilizam o espaço e os aparelhos ligados a elas.

Um estudo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostrou que, em 2014, cerca de 627 pessoas morreram no Brasil vítimas de choque elétricos. Porém, a própria Associação informa que esse número não reflete a quantidade de acidentes elétricos causados no País: estima-se que o número seja até cinco vezes maior que esse.

Grande parcela desses acidentes poderia ser evitada se eliminadas as “gambiarras” elétricas do ambiente e instalados equipamentos apropriados e com planejamento autorizado por pessoas especializadas.

Cuidados que merecem atenção

• Fios soltos ou desorganizados

Deixar fios soltos ou desarrumados, principalmente em locais com movimentação de pessoas, pode ocasionar acidentes não só relacionados à eletricidade, como quedas. Os choques podem ocorrer em decorrência da destruição da tomada na qual o fio está conectado ou rompimento dos fios.

• Benjamins

Cuidado ao utilizar os benjamins: eles podem ser uma boa opção para utilizar mais de um equipamento numa mesma tomada, porém, ligar muitas coisas em um mesmo local pode gerar uma sobrecarga que, além de danificar os equipamentos conectados, venha a gerar um problema para toda a distribuição elétrica do local. Sempre evite utilizá-los; caso haja a necessidade, ligue o mínimo de produtos possíveis.

• Sobrecarregar uma régua ou filtro de linha

O cuidado com os benjamins deve ser estendido às réguas e aos filtros de linha, a fim de evitar sobrecarga de energia. Ligue nesses locais apenas aparelhos com baixa potência, como carregadores de celulares, notebooks ou roteadores. Caso você tenha uma régua com quatro saídas, utilize equipamentos que exijam no máximo ¼ da capacidade total da tomada.

• Manutenção preventiva

Realize sempre a manutenção preventiva das instalações elétricas do local onde você está, seja no trabalho ou em sua residência. Isso evita problemas que podem causar acidentes ou danificar aparelhos de extrema importância.

Fique atento também à conta de energia, pois um aumento considerável de consumo pode indicar problemas na rede elétrica do local.

Livre-se dos acidentes: acesse https://www.sperone.com.br/produtos/ e tenha as melhores soluções elétricas para qualquer ambiente.