Sperone

Home > Como Realizar um Projeto Elétrico Residencial

Como Realizar um Projeto Elétrico Residencial

Realizar um projeto elétrico residencial é representar graficamente como serão dispostos fios, cabos, conexões e pontos de iluminação, tomadas, interruptores e circuitos elétricos.

Esse desenho irá representar como tudo será instalado e seguirá até o quadro de energia, contando com seus dispositivos de proteção, planejando como será possível utilizar cada um dos aparelhos elétricos essenciais para os moradores da residência.

Esse projeto deve levar em consideração todo o ambiente e cada uma das necessidades diárias, para que não sejam implantados pontos elétricos sem função, representando um gasto desnecessário para a obra.

O estudo também deve ser acessível, flexível e ter uma capacidade de reserva para que modificações possam ser realizadas sem que gerem problemas ou afetem toda a estrutura pensada anteriormente, por causa de um ou dois locais.

Pontos que o projeto deve levar em consideração em um projeto elétrico residencial

A elaboração desse projeto deve levar em conta fatores como o quanto de energia pode ser economizada fazendo as instalações corretas, o aumento da segurança, evitando acidentes, e promovendo o funcionamento adequado de tudo o que for conectado nesse sistema.

Todos os procedimentos devem ser realizados seguindo a NBR 5410, que são as regulamentações para as instalações de baixa tensão, recomendadas para residências.

A partir disso, você poderá verificar quantos interruptores, tomadas e pontos de iluminação podem ser distribuídos e onde eles serão mais úteis.

Como realizar a instalação

As instalações elétricas contam com um conjunto de componentes, um deles são os condutores, entre eles, neutro, fase, retorno e terra. São responsáveis por levar a corrente elétrica de um ponto ao outro, alimentando todo o ambiente.

O neutro não apresenta tensão, a fase possui uma diferença de potência que pode ser de 127 ou de 220 volts, o retorno é utilizado nas instalações de iluminação e liga o ponto a uma tomada, e, por fim, o “terra” é conhecido como um condutor de proteção, ligado a hastes que são cravadas na terra e acompanham todos os circuitos e alguns equipamentos, com a função de proteger os circuitos elétricos de sobrecargas e até mesmo evitar choques para os usuários.

Sabendo disso, você deverá elaborar a planta baixa e realizar a previsão de cargas e cálculos, com base na análise de cada ambiente. O ideal é que o projeto atenda às necessidades tanto de pessoas que vão utilizar o ambiente para fins domésticos como para pessoas que possam desejar trazer um ambiente profissional em sua casa.

Por meio da simbologia, você poderá diagramar qual a tensão e de onde a carga elétrica virá, chegando de forma correta às tomadas e interruptores. Depois, é necessário desenhar por onde os condutores e eletrodutos irão passar, evitando canos e locais que podem não suportar a estrutura.

Por fim, chegou a hora de realizar as ligações elétricas. O profissional adequado irá ler o projeto e executá-lo de forma segura, a fim de realizar os testes necessários sem provocar danos ao local.

Busque sempre realizar o processo de acordo com as normas de segurança, para que nenhuma fase do projeto gere conflito ou problemas que podem danificar a estrutura, trazendo riscos à obra.

Conheça nossos produtos! Acesse nosso site e confira nossa forma de trabalhar: https://www.sperone.com.br/produtos/