Calcular o orçamento é uma das coisas mais importantes na marcenaria de sucesso, principalmente quando se trabalha com móveis planejados. É importante calcular corretamente para ter uma boa margem de lucro, sem prejuízos, garantindo, assim, o sucesso profissional. Nós da Sperone temos contato com marceneiros de todo o Brasil (pois vendemos produtos para mobiliários) e, assim, vamos lhe dar hoje algumas dicas sobre como precificar móveis planejados da maneira correta. Para calcular o preço, você precisa:
Confira a seguir!
É comum que marceneiros precifiquem usando a tática do “preço do material multiplicado por 3 = valor a ser cobrado pelo serviço de instalação e produto”. Porém, esse não é um método muito eficaz. Para calcular um preço correto, que vai proporcionar sucesso e bem-estar para você e o projeto, você precisa levar em consideração:
Para saber o valor do material, você precisa ter o projeto dos móveis planejados em mãos e calcular a quantidade necessária para cada item. O preço do material varia também de acordo com a qualidade e com as ofertas promocionais, porém é importante lembrar-se que nesse valor você não deve dar desconto. Oferecer desconto em contas que você precisa pagar é algo que pode levar à falência, entendeu? O valor do material será pago no material, e é importante explicar esse valor para o cliente também. Os custos fixos mais comuns são:
Esse custo deverá ter uma parcela dividida por dia. Exemplo: digamos que, por mês, você tem custo fixo de água, luz, depreciação de material e pró-labore de R$ 1.000. Ou seja, todo mês você precisa pagar mil reais em contas e equipamentos. Esse custo precisa ser dividido pelo número de dias que você trabalha – neste caso, sendo igual a 33 reais (1.000 reais divididos por 30 dias). Esse custo precisa ser cobrado com o valor total dos móveis planejados. Após custear o preço fixo e o preço do material a ser utilizado, você precisa custear o seu salário. Recomendamos que esse cálculo seja feito sob o custo fixo que foi calculado. Exemplo: se o seu custo fixo foi de 33 reais, você pode decidir quantas vezes esse preço fixo será multiplicado para calcular o seu salário. Recomendamos pelo menos quatro vezes o valor do custo fixo. Exemplo: Se o trabalho for durar três dias, o valor a ser cobrado será:
Neste caso, o valor total a ser cobrado será R$ 166 mais o valor do material.
É muito importante descobrir a média de preço cobrado por outros marceneiros na sua região, para que você não cobre valores exagerados ou muito abaixo do esperado. Isso ajuda a transmitir confiança para o cliente e pode lhe ajudar a ter preços competitivos no mercado. Outra coisa que você precisa fazer é descobrir a classe social dos seus clientes. A marcenaria pode ser dividida em:
Caso você não tenha maquinário ou experiência com o mercado de luxo, recomendamos focar em outras classes sociais (B ou C – classe média alta e classe média baixa).
Saber a condição financeira de cada cliente também pode te ajudar a chegar a uma média de preço correta para aquele mercado. Para saber como encontrar esses valores, recomendamos este vídeo (clique aqui).
Esse é um exemplo de precificação para marceneiros independentes que trabalham com móveis planejados. Algumas grandes marcenarias têm sistemas de precificação diferentes, em que o preço do material utilizado é cobrado em 300%, por exemplo. Grandes empresas têm outros custos e, por isso, seu sistema será diferenciado, porém as dicas de precificação que oferecemos aqui podem lhe ajudar caso você seja marceneiro autônomo.