Sperone

Home > Como Instalar uma Tomada Elétrica

Como Instalar uma Tomada Elétrica

Muitas vezes existem dúvidas sobre o processo de instalar uma tomada elétrica e é sempre recomendada a busca por um profissional qualificado para a instalação, para, assim, evitar acidentes que podem colocar em risco a vida das pessoas que habitarão o ambiente em que as tomadas serão instaladas.

Como instalar uma tomada elétrica?

Confira abaixo alguns passos que devem ser feitos de forma obrigatória para a instalação de uma tomada elétrica:

1. Caso uma primeira tomada já exista, desligue os disjuntores antes de retirar o espelho antigo. Após isso, retire a tomada existente e todos os componentes que estão instalados com ela, como fios, placas e parafusos. Confira os fios que estão presentes na instalação e as respectivas cores que estavam ligados a tomada antiga e sua disposição. (O padrão brasileiro define o fio com dupla coloração verde-amarela ou a cor verde como terra, um fio azul como neutro e outro como fase, que pode apresentar várias cores exceto as utilizadas anteriormente, as mais comuns são preta, branca, marrom ou vermelha.)
2. Mesmo que os fios já estejam desencapados, refaça as pontas para que seja garantida uma instalação totalmente nova. Assegure-se que o fio esteja pelo menos 5mm sem capa para a instalação.
3. O próximo passo é encaixar o fio verde no centro da placa da nova tomada e os outros cabos nos locais indicados. Parafuse bem para que não se soltem e verifique se apenas o cobre está em contato com o parafuso: isso é importante para que não ocorra a queima do cabo.
4. Ligue novamente o disjuntor e verifique, por meio de um multímetro, a voltagem das entradas laterais e se está tudo ligado da forma correta.
5. Por fim, encaixe o espelho novamente no local e religue toda a energia. Realize outro teste com o multímetro e, estando tudo certo, ligue o eletrodoméstico para finalizar.

Parecem passos simples, porém sua não execução pode ocasionar problemas sérios, aumentando os riscos de acidentes e até mesmo provocar incêndios no local.

Esse passo a passo deve ser seguido em casos que realmente necessitem de uma troca rápida e urgente, pois é sempre recomendável solicitar o serviço de um profissional capacitado para realizar o trabalho, uma vez que ele saberá o que fazer caso problemas aconteçam e necessitem de soluções ágeis.

Conheça mais os produtos Sperone! Acesse nosso site e saiba mais sobre nós: https://www.sperone.com.br/produtos/