Sperone

Home > Como instalar caixas de tomadas corretamente?

Como instalar caixas de tomadas corretamente?

Quando falamos de organização e produtividade em empresas, soluções como caixas de tomadas são essenciais. Seja em salas de reunião ou em escritórios, itens que ofereçam organização para as instalações elétricas fazem toda a diferença, afinal, fios espalhados pela sala, além de oferecerem risco para os próprios funcionários, podem causar danos nos equipamentos. 

Nesse sentido, as instalações elétricas em móveis têm se tornado cada vez mais comuns. 

Mas você sabe como é realizada a implementação desses equipamentos? 

Hoje vamos falar sobre como instalar caixas de tomadas em móveis, tornando-os mais funcionais. 

Confira a seguir!

Instalação de pontos elétricos em móveis

Assim como qualquer instalação de pontos elétricos, existem algumas regras de segurança que devem ser seguidas para evitar acidentes. 

Segundo as normas técnicas brasileiras, a instalação de caixas de tomadas, por exemplo, não deve ser realizada em materiais inflamáveis, como móveis com acabamento em tecido. 

  • Outro ponto importante é garantir que os fios e cabos sejam inseridos em passagens que ofereçam a vedação necessária para garantir sua segurança.
  • No que diz respeito a materiais fechados, é possível utilizar condutores isolados de 750 V, ou, em um compartimento no interior do móvel, cabos unipolares ou multipolares de 1kV.
  • É fundamental evitar usar cabos de 500V, que são destinados às ligações de equipamento.

Caixas de tomadas em mesas de trabalho

Quando se trata de mesas comuns, que serão utilizadas apenas por uma pessoa para trabalhar, é possível posicionar as caixas de tomadas na parte central, em oposição aos aparelhos. Assim, o funcionário poderá ligar seus equipamentos e esconder os cabos. 

  • Além de trazer conforto, essa instalação garante todas as conexões necessárias e ajuda a manter o ambiente organizado.

É importante ressaltar que as localizações de instalação das caixas de tomadas podem variar dependendo das características de cada escritório. 

  • A capacidade de assentos que a mesa possui deve ser igual à quantidade de conexões por ela distribuídas, garantindo que todos possam conectar pelo menos um dispositivo.

 Mesas de reuniões 

A mesa é um dos itens mais importantes dentro de uma sala de reuniões. Alguns fatores aqui precisam ser considerados também, como os tamanhos da sala e da mesa e a quantidade média de pessoas que geralmente participam das reuniões. 

  • As caixas de tomadas podem ser instaladas na lateral das bordas do móvel. Dessa forma, duas pessoas podem ter acesso às conexões por caixa de tomadas.

Mesa para projetos 

No que diz respeito a mesas voltadas para a criação de projetos, além de uma boa iluminação no local, as tomadas devem ser instaladas nas pontas do móvel, de modo a facilitar o trabalho e otimizar o espaço, proporcionando mais conforto.

Conheça os produtos SPERONE

A Sperone trabalha há mais de 25 anos com produção de itens para mobiliário. Nossa especialização é na fabricação de caixas de tomadas que comportam pontos elétricos, de dados, de voz, de áudio e de vídeo

Para esses tipos de instalação, recomendamos:

Entre no site da Sperone e confira as opções de itens funcionais para o seu projeto.