Sperone

Home > As novas tendências para espaços corporativos

As novas tendências para espaços corporativos

As tendências sempre vão e voltam, e quando se trata de espaços corporativos, isso também se aplica. Nos últimos anos, modelos de trabalho foram criados, mas isso não fez com que as tendências em escritórios fossem deixadas de lado.

O principal objetivo da arquitetura corporativa é conciliar o espaço com novas tecnologias, inovando cada dia mais para criar ambientes que façam sentido para as pessoas. 

Pensando nesse tema, hoje vamos conversar sobre:

  • Qual a importância de fazer um projeto de arquitetura empresarial?
  • Cinco tendências para espaços corporativos.

Confira a seguir!

Qual a importância de fazer um projeto de arquitetura empresarial?

A arquitetura corporativa surge como uma solução para problemas antigos, que vinham prejudicando várias empresas ao longo do tempo, como, por exemplo:

  • Grande rotatividade de funcionários insatisfeitos.
  • Lesões por Esforço Repetitivo (LERs) por falta de ergonomia.
  • Baixa produtividade.
  • Dificuldade de consolidação da empresa/marca.

Espaços corporativos bem planejados para trabalho em grupo criam unidade e alegria e fazem com que os funcionários sintam que pensaram neles no momento em que a arquitetura empresarial foi planejada. 

Além disso, ao contar com espaços para lazer e para fazer lanches e o ambiente de trabalho confortável e ergonômico, os funcionários ficam mais saudáveis e felizes, o que impacta na produtividade deles e, consequentemente, nos resultados da empresa, positivamente.

Cinco tendências para espaços corporativos

Como explicado no tópico anterior, é muito vantajoso para qualquer empresa investir em um projeto bem feito de arquitetura empresarial. 

As principais tendências da arquitetura corporativa pós-pandemia estão relacionadas à valorização de ambientes abertos, ao bem-estar dos funcionários e à integração da tecnologia com os espaços. 

Esses conceitos representam novos comportamentos e anseios da sociedade que se refletem no ambiente de trabalho. 

Confira as cinco principais tendências para espaços corporativos:

1. Espaços abertos e flexíveis

O trabalho presencial, o home office e, agora, o formato híbrido fazem parte do dia a dia das pessoas. Assim, os espaços corporativos precisam ser físicos e digitais ao mesmo tempo. 

As salas devem permitir a interação ampla entre quem está presencialmente na empresa e aqueles que estão fora dela, por meio da tecnologia. 

Nessa dinâmica, a sede da organização torna-se um espaço colaborativo e de trocas, que permitam a flexibilização dos ambientes. 

Para manter a sensação de amplitude, muitos arquitetos estão utilizando paredes de vidro na decoração, criando salas privadas de reuniões sem prejudicar a integração do projeto.

2. Áreas comuns descontraídas

Ambientes como salas de café, de jogos ou de descompressão, onde os profissionais aproveitam a pausa no trabalho para relaxar, reduzir o estresse e renovar as energias se tornaram mais difundidos. 

Assim, é possível fortalecer o trabalho colaborativo em espaços mais saudáveis para os colaboradores, estimulando sua produtividade e sua criatividade. 

Por isso, entra em cena a decoração motivacional: frases de incentivo são uma forma de promover o clima divertido no espaço de trabalho.

3. Sustentabilidade corporativa

As organizações têm um grande impacto sobre o meio ambiente e o estilo de vida de seus funcionários e clientes. Por isso, adotar medidas sustentáveis é uma maneira de criar um exemplo positivo e reforçar os valores da marca.

Na decoração, usar plantas e jardins nos escritórios torna o ambiente mais natural, além de ajudar a amenizar o calor e a economizar energia. 

Outra maneira de contribuir para a sustentabilidade é utilizar materiais ecológicos, revestimentos sustentáveis e contar com fornecedores que também se preocupam com o impacto ao meio ambiente.

4. Sala de reuniões abertas e menores

Mesmo após o período de pandemia, o cuidado com a saúde e a higiene continua. Por isso, os novos espaços de trabalho evitarão ao máximo as salas fechadas. 

O rodízio de funcionários também é uma alerta para a necessidade de salas de reuniões menores: pense em núcleos para até quatro pessoas, onde é possível realizar pequenas reuniões, de forma objetiva.

 

5. Espaços e móveis multifuncionais

A multifuncionalidade é outra tendência forte decorrente dessa nova forma de trabalho híbrido. Por isso, pense em espaços corporativos que assumam funções de acordo com a demanda do dia. 

Da mesma forma, os móveis têm a função de tornar um escritório ou consultório mais confortável e aconchegante, contribuindo para o bem-estar de colaboradores, clientes e visitantes.

Outra forma de tornar os espaços e móveis corporativos multifuncionais é dispor de conexões de forma estratégica. 

Pela nossa experiência, entendemos que, para um espaço ser dinâmico, alguns itens são necessários, como as caixas para mobiliário:

  • SPE-870
  • SPE-871
  • SPE-860-TBM

A Sperone possui soluções para mobiliário, piso elevado e contrapiso que atendem a diversas demandas de ambientes corporativos. 

Entre em contato e marque uma reunião conosco.