Sperone

Home > A importância das cores em equipamentos elétricos

A importância das cores em equipamentos elétricos

As cores nos equipamentos elétricos podem ter função de identificação e estética. Por trabalharmos com equipamentos elétricos de qualidade, versáteis e que podem trazer conectividade segura e harmoniosa para o seu projeto, falaremos sobre: 

  • Função das cores em equipamentos elétricos 
  • A importância da variedade de cores na estética dos itens elétricos
  • Onde encontrar itens elétricos versáteis

 

Confira! 

 

Função das cores em equipamentos elétricos 

A ABNT NBR 5410 é a norma técnica que trata de instalações elétricas de baixa tensão. Ela preconiza algumas exigências e recomendações de cores para o sistema de cabeamento. Exemplo: 

  • Condutores: Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar. (NBR – 5410)

É importante notar que mesmo para os casos que a norma não regulamenta existe um padrão de cores utilizado para identificar a periculosidade e a eletricidade dos sistemas. Placas de aviso de fios de alta tensão, cerca elétrica, resistores e caixa de registro elétrico em geral possuem sinalização amarela, vermelha e laranja. Essas são cores quentes utilizadas para chamar a atenção do público. Cores frias, como azul e verde, em geral, são relacionadas a baixa periculosidade. As cores podem ter papel fundamental no equipamento.

 

A importância da variedade de cores na estética dos itens elétricos

Itens disponíveis em cores variadas podem se adequar facilmente a diferentes ambientes, tornando conexões elétricas e multimídia mais harmônicas com o local. Como exemplo da versatilidade de cores, podemos citar os itens: 

  • SPE 8800: réguas modulares para instalação em piso elevado e/ou mobiliário. Disponível em três tamanhos diferentes.

 

  • Tomadas: tomadas com rabichos ou com terminais faston, disponíveis nas cores preto, vermelho, cinza e branco. 

 

Onde encontrar itens elétricos versáteis

Os itens mostrados neste artigo estão disponíveis em dois pontos de venda: 

  • Loja Inova Materiais Elétricos: A Inova é uma loja de material elétrico com especialização em iluminação. Possui uma área de showroom e oferece eficiência em vendas consultivas aos seus clientes. Fica localizada na rua Cunha Gago, 479, Pinheiros, São Paulo/SP. 
  • Loja virtual Sperone: Você pode optar pela venda consultiva, entrando em contato com um de nossos consultores (clique aqui)

 

Entre em contato conosco e fortaleça suas conexões!